+351 917 565 501
geral@telenix.pt

A empresa

Informática, hardware e desenvolvimento de software

História da TeleniX

Empresa TeleniX – Informática e Telecomunicações, Lda, foi criada pelo seu sócio fundador Paulo Cardoso em 1987. O nome sugiu com a combinação de duas palavras Tele (telecomunicações) e niX (do sistema operativo Unix). A inspiração para a criação da empresa foi um projeto pioneiro para o desenvolvimento do GESC um software de gestão de secretarias de escolas de condução, e de um protocolo assinado com a Escola de Condução Vilacondense. Este projeto foi baseado na linguagem de programação COBOL e num ambiente multiposto e multitarefa utilizando os sistemas operativos SCO Xenix, num computador Sperry/Unisys com uma consola, 2 terminais e uma impressora matricial OKI ML-393, tudo corria bem até ao final do século, com o bug do ano 2000.

Em 2005 a empresa TeleniX, Lda foi extinta, e a continuidade do projeto foi assegurado pelo seu sócio fundador, mantendo o nome de marca TeleniX.

 

O início do WinGesc

​Doze anos após o nascimento do GESC, fomos obrigados a escolher uma plataforma para reformar o “velhinho” GESC. O futuro era um ambiente gráfico e em 1999 a aplicação foi reescrita e nasceu o WinGesc, baseado numa base de dados relacional Paradox, em ambiente Windows. No início do ano 2000 as escolas migraram para este novo software sem perder um único registo da sua base de dados. Em 2004, A corel apostava no sistema operativo Linux, e convertemos o WinGesc em LinGesc, mas, mas infelizmente o projeto Linux foi abandonado pela corel, e fomos obrigados a desistir desta plataforma.

Em 2010, o WinGesc foi Certificado pela AT – Autoridade Tributária, com o nº. 0411.

Nos dias de hoje o WinGesc continua em funcionamento em computadores com o Windows 95, 98, 2000, Vista, 7 e 8 de 32 ou 64bits e integração com bases de dados como o mySQL em servidores web.